Há uns anos atrás…para colmatar algum tempo livre …algumas horas que tinha disponível decidi comprar uma bicicleta para dar umas voltinhas na vila e poder retomar uma actividade desportiva que já há uns anos estava na “gaveta” desde os tempos de adolescência.
O btt estava em crescendo mas para mim era um mundo desconhecido…só via e ouvia falar que as bicicletas eram caríssimas!
Então num desses dias decidi comprar uma bicicleta. Uma bicicleta apenas para dar uma voltas e essa bicicleta não era mais que uma bicicleta de “hipermercado”, uma bicicleta de “meia dúzia de trocos” .
Engraçado que sempre que me lembro desta aventura entre a compra e a minha primeira volta dá para rir.
A primeira volta nesta bicicleta não durou mais que 2 km! Ao fim de 2 km estava a ligar para a minha querida esposa para me ir buscar porque a bicicleta tinha-se desmontado …Sim desmontou-se a pedaleira por completo…e sem isso já não ia a lado nenhum!
Passado uns dias estava de volta, agora reparada e pronta para fazer uns kms!
Para mim fazer 5 ou 10 kms já era uma aventura…e cada volta que era realizada em estradas locais era contada à minha esposa com grande motivação e até parecia que tinha dado a volta ao Mundo.
Ainda não sabia o que era um capacete ( que coisa horrível…achava eu), sapatos de encaixe ( sujeito a cair), calções com carneira ( almofadados) e entre outros acessórios.
Era simples..uma camisola, uns calções, um boné e uma sapatilhas e siga!
Os dias foram passando e as pequenas voltas continuavam.
Certo dia em amena cavaqueira com um primo disse-lhe que tinha comprado um bicicleta e estava a dar umas voltinhas e se queria começar a fazer dupla comigo. Também ela tinha um bicicleta de “hipermercado”.
As voltas começaram a ganhar mais kms…e também a começaram as visitas ao mecânico!
Cada volta que dava era quase uma obrigação passar pelo mecânico e ainda só pedalava por estradas! Ou eram travões desafinados…ou as rodas empenadas..ou parafusos desapertados…
Com as visitas regulares ao “médico” da bicicleta, este começou aconselhar que esta bicicleta não era para mim! Eu precisava de uma bicicleta melhor e mais adequada ao meu 1,87 cm e 87 kgs!
Isto levou-me a pensar…a pensar…e eu que só queria uma bicicleta para uma voltinhas…